Investir na Educação de Adultos para prevenir a Exclusão Social

A exclusão social é uma ameaça social. Leva a que um vasto grupo de cidadãos para além de pouco participarem economicamente tenham de ser enquadrados em longos programas de reintegração no mercado de trabalho a que correspondem elevados custos.

Uma Sociedade com uma alta percentagem de pessoas socialmente excluídas paga por isso, um preço alto quer socialmente quer economicamente. Isto poderia ser evitado através do investimento na educação: um investimento no futuro.

 E mais importante ainda é que há provas evidentes de que a exclusão social é herdada e que as crianças de famílias em situação de risco têm maiores probabilidades de exclusão social.

Pessoas socialmente excluídas não têm acesso suficiente a recursos materiais. Eles não têm relações sociais nem com os vizinhos nem com a comunidade, sentem-se incapazes, pouco motivados para mudar a sua situação, não participando em atividades cívicas, têm menos acesso aos serviços básicos e têm mais tendência para se tornarem violentos ou depressivos.

Fonte: O direito de aprender