RVCC Nível Secundário (12º Ano)

O que é o RVCC Nível Secundário?
O RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências) Nível Secundário é um Processo que pode permitir a obtenção de um certificado equivalente 12º ano de escolaridade.
Este sistema desenvolve-se através de um processo que decorre num Centro Novas Oportunidades, com o apoio de profissionais especializados e devidamente preparados.

O Processo de RVCC Nível Secundário é como voltar à Escola?
O principal objectivo do Processo RVCC Nível Secundário não é ensinar, mas sim validar e certificar as competências adquiridas ao longo da vida.
Parte das experiências de vida de cada adulto/a para iniciar um processo que reconhece e valida os saberes e as competências à luz de um Referencial de Competências-Chave, atribuindo ao/à candidato/a uma certificação de nível secundário (certificado de qualificações correspondente ao ensino secundário e diploma do nível secundário de educação).
A Certificação tem por base, não só os conhecimentos académicos adquiridos na escola (actividades formais), mas também os conhecimentos adquiridos ao longo das experiências de vida profissionais, sociais e pessoais dos/as candidatos/as (não formais e informais).

Quem se pode inscrever no Processo de RVCC Nível Secundário?
Qualquer candidato/a :
- com 18 anos ou mais de idade;
- que tenha adquirido conhecimentos e competências através de actividades formais, não formais e informais, ao longo da sua vida;
- que não tenha concluído o ensino secundário.
Os/As candidatos/as com idade inferior a 25 anos devem apresentar um documento comprovativo de, pelo menos, 3 anos de experiência profissional, ou, a título excepcional, terem frequentado há mais de três anos o ensino secundário sem o concluir.

O que é necessário para conseguir a Certificação?
Para aceder à Certificação equivalente ao 12º ano de escolaridade, o/a candidato/a deverá demonstrar competências em três Áreas de Competências-Chave:
Cidadania e Profissionalidade (CP);
Sociedade, Tecnologia e Ciência (STC);
Língua, Cultura, Comunicação (CLC).

E se ainda não tiver adquirido competências em todas as áreas exigidas?
Quando os/as candidatos/as ainda não têm as competências suficientes para aceder à Certificação, terão direito a 50 horas de Formação Complementar no Centro, podendo também investir na sua auto-aprendizagem, fora do Centro.
No caso do/a candidato/a necessitar de mais do que 50 horas de formação, terá de ser encaminhado/a para uma entidade formadora para a frequência de Módulos de Formação no âmbito do Catálogo Nacional de Qualificações, com vista à certificação num determinado nível de escolaridade ou de qualificação profissional.

Para que serve a Certificação obtida através do RVCC Nível Secundário?
Entre outros benefícios, poderá:
· melhorar a sua situação profissional;
· estar melhor preparado para procurar emprego;
· aceder a formações que exigem o 12º ano;
· Contribuir para a valorização pessoal.

Quando fazer Inscrição no Centro?
Em qualquer altura do ano, sendo que o Centro tem horários ajustáveis às necessidades de cada candidato/a.


Etapas RVCC Nível Secundário

1 – Inscrição do/a candidato/a no Centro de Novas Oportunidades (o/a candidato/a deve apresentar o Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão - Título de Residência, Autorização de Residência, ou Passaporte (com visto para permanência, estudo, trabalho ou estada temporária), no caso de um/a cidadã(o) estrangeiro/a -, o Cartão de Contribuinte e uma fotografia). Nesta fase o/a candidato/a obtém alguma informação geral sobre o CNO e sobre as ofertas de qualificação. O/A candidato/a é informado da data e hora da Sessão de Esclarecimento a que terá obrigatoriamente que assistir;

2 – Sessão de Esclarecimento – Sessão de grupo onde o/a candidato/a será esclarecido/a acerca do Processo de RVCC Nível Secundário, assim como de outras ofertas alternativas para certificação de 12º ano. No final desta sessão, será entregue ao/à candidato/a uma Ficha de Candidato, que deverá ser preenchida e devolvida, mais tarde, no CNO. Pede-se, também, que o/a candidato/a nos traga a sua Autobiografia (História de Vida);




Read this document on Scribd: ficha do candidato secundario

3 – Entrega da Ficha de Candidato e Autobiografia no CNO – O/A candidato/a entrega a Ficha de Candidato preenchida na totalidade e a sua Autobiografia. Neste momento, marca-se uma entrevista, de acordo com a disponibilidade horária do/a candidato/a e do CNO.

4 – Entrevista com o candidato – Nesta entrevista caracteriza-se a situação específica do/a candidato/a (motivações, competências, percurso escolar, formativo e profissional, actividades de tempos livres), clarificam-se as suas características pessoais e contextos de vida e é feita uma análise de toda a informação previamente recolhida (na Ficha de Candidato e Autobiografia). Com esta entrevista pretende-se analisar o perfil do/a candidato/a e concluir acerca da melhor opção para que este/a possa obter a certificação de 12º ano;

5 – Encaminhamento – Após análise de perfil do/a candidato/a realizamos as propostas de encaminhamento. Caso o/a candidato/a tenha perfil adequado para Processo de RVCC Nível Secundário e assim o deseje, continuará a frequentar o CNO; caso achemos que outras ofertas ser-lhe-ão mais vantajosas, faremos o respectivo encaminhamento para ofertas externas ao CNO (EFA, CEF, Ensino Recorrente, Cursos Profissionais, Vias alternativas de conclusão do secundário);

6 – Processo de Reconhecimento de Competências – Assim que o/a candidato/a comece o Processo de RVCC Nível Secundário, dá-se início ao reconhecimento das competências que adquiriu ao longo da sua vida, no seu Percurso Escolar/Formativo, no seu Percurso Pessoal/Social e no seu Percurso Profissional. Serão realizadas sessões de balanço de competências a desenvolver pelos/as Profissionais de RVC e Formadores. Ao longo de todo o processo, o/a candidato/a construirá o seu Portefólio Reflexivo de Aprendizagem (PRA). Sempre que detectadas lacunas em termos de competências evidenciadas pelos/as candidatos/as face ao Referencial do nível de certificação para que se candidataram, serão desenvolvidas acções de formação complementar (no máximo 50 horas por candidato/a em processo RVCC), baseadas nas Áreas de Competências-Chave dos respectivos referenciais;

7 – Validação e Certificação de Competências – Organização de um Júri de Validação com toda a equipa técnico-pedagógica para confrontar o PRA com o Referencial de Competências-Chave e decidir o percurso futuro do/a candidato/a face às competências - Unidades de Competência – validadas.

A Validação poderá ser:
  • Total - O/A candidato/a obtém um mínimo de 44 créditos, distribuídos pelas 22 unidades de competência, obtendo um Certificado de Qualificações correspondente ao Ensino Secundário e um Diploma do Nível Secundário de Educação;
  • Parcial - O/A candidato/a não obtém um mínimo de 44 créditos, distribuídos pelas 22 unidades de competência, obtendo um Certificado de Validação de Competências. Neste caso deverá ser emitido um Plano Pessoal de Qualificação e o/a candidato/a será encaminhado/a para a via de formação e qualificação considerada mais correcta para completar o seu percurso de formação e de aquisição de competências.

REFERENCIAIS: