As Etapas


Etapas de Intervenção

Os Centros de Novas Oportunidades constituem-se como um meio privilegiado para dar resposta às necessidades de qualificação da população adulta, dispondo de equipas técnicas qualificadas e especializadas no trabalho a desenvolver nas seguintes etapas de intervenção:

Acolhimento

Consiste no atendimento e inscrição do Adulto no Centro de Novas Oportunidades, incluindo o esclarecimento sobre a missão deste, as diferentes fases do processo de trabalho a realizar, a possibilidade de encaminhamento para ofertas educativas e formativas ou para o processo RVCC e a respectiva calendarização.

Diagnóstico

Consiste na realização de uma análise do perfil do Adulto, nomeadamente, através de sessões de esclarecimento, entrevistas individuais ou colectivas ou análise curricular.

Encaminhamento

Tem em vista proporcionar ao adulto a informação que permita direccioná-lo para a resposta que lhe seja mais adequada, após a fase de diagnóstico, ou a frequência de uma percurso de educação e formação ou o desenvolvimento de um processo RVCC.

Reconhecimento de Competências

Tem em vista a identificação, pelo Adulto, dos saberes e competências adquiridos ao longo da vida, através de um conjunto de actividades, assentes na metodologia de balanço de competências e na utilização de instrumentos diversificados de avaliação, por meio dos quais o adulto evidencia as aprendizagens efectuadas, dando início à construção do portfólio reflexivo de aprendizagens.

Validação de Competências

Avaliação das competências adquiridas ao longo da vida por confronto com os referenciais de competências-chave. A validação compreende a auto-avaliação do portfólio reflexivo de aprendizagens, em articulação com a hetero-avaliação dos profissionais RVCC e dos formadores das respectivas áreas de competências-chave.

Certificação de Competências

Consiste na apresentação do adulto perante um júri de certificação com vista à certificação de competências validadas.