RVCC Nível Básico (4º, 6º e 9º anos)

O que é o RVCC Nível Básico?
O RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências) Nível Básico é um processo que pode permitir a obtenção de certificados equivalentes aos 4º, 6º ou 9º anos de escolaridade.
Este sistema desenvolve-se através de um processo que decorre num Centro Novas Oportunidades (CNO), com o apoio de profissionais especializados e devidamente preparados.

O Processo de RVCC Nível Básico é como voltar à Escola?
O principal objectivo do Processo RVCC Nível Básico, não é ensinar, mas sim validar e certificar as competências adquiridas ao longo da vida.
Parte das experiências de vida de cada candidato/a para iniciar um processo que reconhece e valida os saberes e as competências à luz de um Referencial de Competências-Chave, atribuindo ao/à candidato/a uma certificação de nível básico (certificado de qualificações correspondente ao 1º, 2º ou 3º ciclo do ensino básico e diploma do ensino básico).
A Certificação tem por base, não só os conhecimentos académicos adquiridos na escola, mas também os conhecimentos adquiridos ao longo das experiências de vida profissionais, sociais e pessoais dos candidatos.

Quem se pode inscrever no Processo de RVCC Nível Básico?
Qualquer candidato/a:
- com 18 anos ou mais de idade;
- que tenha adquirido conhecimentos e competências através de actividades formais, não formais e informais, ao longo da sua vida;
- que não tenha concluído os 4º, 6º ou 9º anos de escolaridade.

O que é necessário para conseguir a Certificação?
Para aceder à Certificação equivalente aos 4º, 6º ou 9º anos de escolaridade, o/a candidato/a deverá demonstrar competências em quatro Áreas de Competências-Chave:
  • Linguagem e Comunicação (LC);
  • Matemática para a Vida (MV);
  • Tecnologias de Informação e Comunicação(TIC);
  • Cidadania e Empregabilidade (CE).

E se ainda não tiver adquirido competências em todas as áreas exigidas?
Quando os/as candidatos/as ainda não têm as competências suficientes para aceder à Certificação, terão direito a 50 horas de Formação Complementar no Centro, podendo também investir na sua auto-aprendizagem, fora do Centro.
Além desta formação complementar, poderão ser encaminhados/as para Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD), de forma a adquirir competências, que posteriormente poderão ser certificadas no através do Processo RVCC Nível Básico.

Para que serve a Certificação obtida através do RVCC Nível Básico?
Entre outros benefícios, poderá:

  • melhorar a sua situação profissional;
  • estar melhor preparado para procurar emprego;
  • aceder a formações que exigem o 6º ou 9º anos;
  • Contribuir para a valorização pessoal.

Quando fazer Inscrição no Centro?
Em qualquer altura do ano, sendo que o Centro tem horários ajustáveis às necessidades de cada candidato/a .


Etapas RVCC Nível Básico

1 – Inscrição do/a candidato/a no Centro de Novas Oportunidades (candidato/a deve apresentar o Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão - Título de Residência, Autorização de Residência, ou Passaporte (com visto para permanência, estudo, trabalho ou estada temporária), no caso de um/a cidadã(o) estrangeiro/a -, o Cartão de Contribuinte e uma fotografia). Nesta fase o/a candidato/a obtém alguma informação geral sobre o CNO e sobre as ofertas de qualificação. O/A candidato/a é informado/a da data e hora da Entrevista;

2 – Entrevista com o/a candidato/a – Nesta entrevista caracteriza-se a situação específica do/a candidato/a (motivações, competências, percurso escolar, formativo e profissional, actividades de tempos livres), clarificam-se as suas características pessoais e contextos de vida e é preenchida uma Ficha de Participante com toda esta informação referente ao/à candidato/a. Com esta entrevista pretende-se analisar o perfil do/a candidato/a e concluir acerca da melhor opção para o/a mesmo/a obter a certificação de nível básico a que se propõe (4º, 6º ou 9º anos);

3 – Encaminhamento – Após análise de perfil do/a candidato/a, realizamos as propostas de encaminhamento. Caso o/a candidato/a tenha perfil adequado para Processo de RVCC Nível Básico, e assim o deseje, continuará a frequentar o CNO; caso achemos que outras ofertas serão mais vantajosas para o/a candidato/a, faremos o respectivo encaminhamento para ofertas externas ao CNO (Cursos EFA, CEF, Ensino Recorrente, Cursos Profissionais, …);

4 – Processo de Reconhecimento de Competências – Assim que o/a candidato/a comece o Processo de RVCC Nível Básico, dá-se início ao reconhecimento das competências que adquiriu ao longo da sua vida, no seu Percurso Escolar/Formativo, no seu Percurso Pessoal/Social e no seu Percurso Profissional. Serão realizadas sessões de balanço de competências a desenvolver pelos/as Profissionais de RVC e Formadores. Ao longo de todo o processo, o/a candidato/a construirá o seu Dossier Pessoal de Aprendizagem. Sempre que forem detectadas lacunas em termos de competências a ser evidenciadas pelos/as candidatos/as face ao Referencial do Nível Básico, serão desenvolvidas acções de formação complementar (no máximo 50 horas por candidato/a em processo RVCC Nível Básico), baseadas nas Áreas de Competências-Chave dos respectivos referenciais;

5 – Validação e Certificação de Competências – Organização de um Júri de Validação com toda a equipa técnico-pedagógica para confrontar o Dossier Pessoal de Aprendizagem com o Referencial de Competências-Chave e decidir o percurso futuro do candidato face às competências - Unidades de Competência – validadas.

Referenciais:


Recursos para as áreas: