A Construção do Portefólio Reflexivo de Aprendizagens - Nível Básico

O Portefólio Reflexivo de Aprendizagens (PRA) é o principal instrumento de avaliação do Processo RVCC. Deve acompanhar sempre o(a) participante em todas as sessões de reconhecimento de competências e deve ser elaborado e organizado autonomamente pelo(a) candidato(a).
No Portefólio Reflexivo de Aprendizagens, o(a) candidato(a) vai registar todas as suas competências adquiridas ao longo da vida.
Para começar, deve fazer um esboço da sua organização. Poderá colocar capítulos que distingam as diferentes fases de aquisição de competências. É importante salientar que a organização do Portefólio Reflexivo de Aprendizagens deve ser feita de acordo com a escolha do(a) candidato(a), independentemente das sugestões ou dos exemplos que a Profissional de RVC possa apresentar.
O Portefólio Reflexivo de Aprendizagens deve ser elaborado no computador, visto que os candidatos devem apresentar competências em Tecnologias de Informação e Comunicação. Pode ser apresentado em formato de papel ou em formato digital.
O Dossier deve conter uma folha de rosto que faça referência aos dados de identificação do candidato e ao Processo RVCC:

  • Identificação do Centro e Novas Oportunidades;
  • Nome completo do(a) candidato(a);
  • Escolaridade;
  • Profissão;
  • Título dado ao Portefólio Reflexivo de Aprendizagens;
  • Nome da Profissional de RVC que acompanha o(a) candidato(a);
  • Data de entrega do PRA.

Também é importante que o Dossier apresente um índice que especifique a sua organização. Pode ser um índice mais geral, em que apenas se referenciam os diferentes capítulos escolhidos, ou um índice mais específico, em que se faz referência aos capítulos e respectivo conteúdo.
Cada capítulo deverá ser identificado no seu separador.
É importante que o PRA seja elaborado de forma cuidada, tendo especial atenção aos erros ortográficos. Muitas vezes estes erros não acontecem por dificuldades de escrita do(a) candidato(a), mas sim por engano no momento em que está a digitar o texto. Normalmente os processadores de texto têm corrector ortográfico. É um bom instrumento para evitar este tipo de erros (não todos, mas alguns).
Um PRA deve ainda conter, no final, uma secção de Anexos. Aqui deverão ser colocados todos os rascunhos que o(a) candidato(a) elaborou ao longo do processo. Estes anexos ajudam, quem consulta o PRA, a perceber a evolução que o(a) candidato(a) teve durante o Processo RVCC. Apesar do Processo RVCC não ter como objectivo ensinar, também mostra que todas as situações de vida são importantes para a nossa aprendizagem. Assim, os anexos poderão demonstrar algumas aprendizagens que possam ter decorrido durante o processo.
A Profissional de RVC será a responsável pelo acompanhamento do(a) candidato(a) na elaboração do seu Portefólio Reflexivo de Aprendizagens. Assim, nas suas sessões os(as) candidatos(as) irão construir a sua história de vida, reflectindo sobre:

  • Quem é e como é
  • Percurso de Vida Profissional
  • Percurso de Vida Pessoal e Social
  • Percurso de Vida Escolar e de Formação
  • Projectos de Futuro
  • Balanço do Processo RVCC

Serão entregues tabelas de apoio à reflexão sobre as áreas que servem, como o nome indica, para ajudar os(as) candidatos(as) a pensarem sobre a forma como o seu dia-a-dia está interligado com cada uma das áreas de competências-chave em que devem demonstrar competências: Matemática para a Vida, Cidadania e Empregabilidade, Linguagem e Comunicação e Tecnologias de Informação e Comunicação. Depois de preencherem as referidas tabelas, os(as) candidatos(as) deverão, para cada área, exemplificar na sua História de Vida situações que demonstrem as competências referidas no Referencial de Competências-Chave para a Educação e Formação de Adultos (Nível Básico).
Na elaboração do dossier poderá usar documentos que comprovem algumas situações de vida, como Certificados ou Diplomas de Formação, fotografias, trabalhos executados, etc., para ilustrar as aprendizagens decorrentes dos acontecimentos em causa. Como tal, devem ser acompanhados de uma legenda e um texto relativo às aprendizagens que daí decorreram.
O Portefólio Reflexivo de Aprendizagens é confidencial, sendo apenas consultado pela Equipa Técnico-Pedagógica do Centro de Novas Oportunidades e, na altura na Sessão de Júri de Certificação, pelo(a) Avaliador(a) Externo(a).
No final do Processo de RVCC, no momento da entrega do Diploma e/ou do Certificado, o Portefólio Reflexivo de Aprendizagens será devolvido ao(à) candidato(a).