Obstáculos à aprendizagem ao longo da vida

Para estimular e reforçar a aprendizagem, as políticas e medidas devem não só criar incentivos, mas também eliminar os obstáculos que impedem as pessoas ou as empresas de investir na aprendizagem. Ainda continuam a existir obstáculos à aprendizagem ao longo da vida.

Além dos fatores motivacionais, existem também restrições de tempo, financeiras e de outra ordem. Um dos grandes obstáculos reside no facto de os benefícios do investimento na aquisição de conhecimentos, qualificações e competências nem sempre serem visíveis para os empregadores e para os trabalhadores mais velhos.

Assim, para os trabalhadores mais velhos, é muito importante ter noção de todos os benefícios que a formação pode proporcionar, não só para a função atualmente exercida, mas também do ponto de vista da progressão na carreira, das perspetivas de emprego e até da realização pessoal.

A divulgação dos benefícios da formação pode ser melhorada de várias formas, incluindo através de campanhas de informação, de políticas internas de empresas destinadas a tirar o máximo partido da formação, proporcionando aos trabalhadores perspetivas claras de carreira e boas oportunidades de promoção. Mostrar às pessoas e empresas as vantagens da aprendizagem contribui para elevar o nível de motivação e participação na formação. A criação de incentivos inovadores em conjugação com ações de informação eficientes pode contribuir para melhorar as políticas de aprendizagem ao longo da vida.(…)

Estas são algumas das afirmações incluídas na Briefing note – “Silver workers – golden opportunities” do CEDEFOP (Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional).