Literacia e Formação Profissional

 

O Projeto Europeu “Literacy and Vocation” (Lit.Voc) publicou recentemente a obra "A crise invisível da UE:. iliteracia de adultos - um problema subestimado ao longo do tempo" onde identifica as necessidades de literacia para fins laborais e desenvolve conceitos e materiais para a educação da literacia e da numeracia (capacidades para a vida) na Europa. O Projeto sugere que programas de literacia orientados para o trabalho são o modo mais eficaz de desenvolver as capacidades de literacia de pessoas já empregadas ou em aprendizagem.
Transcrevemos as Recomendações Políticas inseridas na obra "A crise invisível da UE: iliteracia de adultos - um problema subestimado ao longo do tempo. Uma obra com fatos, informações e soluções".
Princípios
No passado, a literacia era considerada a capacidade de ler e escrever. Hoje, o significado de literacia foi alterado para refletir as mudanças na sociedade e as capacidades necessárias das pessoas participarem plenamente na sociedade.
E as pessoas precisam de treinar estas capacidades, especialmente com a seguinte finalidade:
O Século XXI é caracterizado pela mudança de uma sociedade industrial para uma "sociedade do conhecimento", o que tem exigido aos trabalhadores mais capacidades (que chamamos up-skilling) e níveis mais elevados de qualificação, sendo esta necessidade evidente em toda a Europa. É neste contexto que é exigido aos indivíduos de hoje e do futuro, um bom nível educativo de literacia básica que lhes permita aceder ao mercado de trabalho, bem como a participar no processo de formação profissional ao longo da vida e de aprendizagens futuras.
E por último, mas não menos importante: a iliteracia funcional é um fator que contribui para a exclusão e a pobreza o que restringe a participação democrática e social e dificulta seriamente a realização pessoal e a defesa dos direitos.
Fonte: O Direito de aprender
"The invisible EU crisis: adult illiteracy - a long underestimated problem. A reader with facts, information and solutions"