O
Projeto Europeu “Literacy and Vocation” (Lit.Voc) publicou recentemente a obra
"A crise invisível da UE:. iliteracia de adultos - um problema subestimado
ao longo do tempo" onde identifica as necessidades de literacia para fins
laborais e desenvolve conceitos e materiais para a educação da literacia e da
numeracia (capacidades para a vida) na Europa. O Projeto sugere que programas
de literacia orientados para o trabalho são o modo mais eficaz de desenvolver
as capacidades de literacia de pessoas já empregadas ou em aprendizagem.
Transcrevemos
as Recomendações Políticas inseridas na obra "A crise invisível da UE:
iliteracia de adultos - um problema subestimado ao longo do tempo. Uma obra com
fatos, informações e soluções".
Princípios
No
passado, a literacia era considerada a capacidade de ler e escrever. Hoje, o
significado de literacia foi alterado para refletir as mudanças na sociedade e
as capacidades necessárias das pessoas participarem plenamente na sociedade.
E as
pessoas precisam de treinar estas capacidades, especialmente com a seguinte
finalidade:
O
Século XXI é caracterizado pela mudança de uma sociedade industrial para uma
"sociedade do conhecimento", o que tem exigido aos trabalhadores mais
capacidades (que chamamos up-skilling) e níveis mais elevados de qualificação,
sendo esta necessidade evidente em toda a Europa. É neste contexto que é
exigido aos indivíduos de hoje e do futuro, um bom nível educativo de literacia
básica que lhes permita aceder ao mercado de trabalho, bem como a participar no
processo de formação profissional ao longo da vida e de aprendizagens futuras.
E
por último, mas não menos importante: a iliteracia funcional é um fator que
contribui para a exclusão e a pobreza o que restringe a participação
democrática e social e dificulta seriamente a realização pessoal e a defesa dos
direitos.
Fonte:
O Direito de aprender"The invisible EU crisis: adult illiteracy - a long underestimated problem. A reader with facts, information and solutions"