Ler é viajar

Leia

A leitura enriquece o nosso vocabulário, leva-nos a “viajar” e desperta sentimentos.

Ler é importante porque ajuda a estimular o cérebro, a descontrair, a falar e a escrever de forma mais correcta. Acima de tudo, ajuda-nos a adquirir mais cultura e enriquecer o espírito.

Através da leitura, e dependendo do que se lê, nós vemos, estamos e saboreamos tudo o que a nossa imaginação quiser. Dá-nos liberdade e conhecimentos para, quanto mais não seja, ter uma opinião sobre o que conseguimos absorver da leitura.

Todos nós sabemos que a leitura é fundamental para o ser humano, para o seu íntimo, para o seu desenvolvimento moral e intelectual, para o seu equilíbrio emocional. Ler faz bem! Ler é saber. Ler é fazer tudo sem fazer nada. Lendo ampliamos horizontes, adquirimos conhecimentos, interagimos com o mundo que nos rodeia, conhecemos lugares, pessoas e culturas, fazemos descobertas, damos asas à nossa imaginação e poder criativo.

Na opinião da Dr.ª Isabel Pires de Lima, «hoje temos plena consciência que ler é também uma forma de Poder. Porque o conhecimento, no mundo em que vivemos, se tornou bem vital, alavanca de progresso pessoal e social, uma espécie de chave mestra que nos abre muitas portas, muitos caminhos. Falamos, portanto, de um poder que é força construtiva. Um poder que nos torna mais fortes, seres humanos mais completos, cidadãos mais preparados, logo mais participativos. (…) quando hoje falamos em ler, já não nos referimos apenas à capacidade de soletrar e combinar letras, reconhecendo símbolos convencionados,, palavras e frases. (…)

O escritor Jorge Luís Borges disse um dia «dos diversos instrumentos do homem, o mais assombroso é, sem dúvida, o livro».