A educação e formação de adultos têm vindo a ganhar relevância nas últimas décadas e o número de alunos em idade adulta têm vindo a aumentar, gerando novas necessidades em termos de métodos de educação, formação e avaliação.
Neste contexto o portefólio emerge como um instrumento crucial, numa perspectiva de construção do conhecimento e de desenvolvimento de competências.
No domínio da educação os portefólios são colecções sistemáticas feitas pelos alunos e pelos professores. Podem servir de base para examinar o esforço, a melhoria, os processos e o rendimento, assim como para responder às exigências habitualmente feitas por métodos mais formais de avaliação. Através da reflexão sobre as colecções sistemáticas de trabalhos de um aluno, os professores e os alunos podem trabalhar em conjunto, no sentido de compreenderam as forças do aluno, as suas necessidades e os seus progressos. O portefólio repousa em normas de organização específicas e testemunha a reflexão do aluno e a sua participação no modo de efectivar a sua aprendizagem, mostrando assim aquilo que aprendeu e a forma como se processou a aprendizagem (Bernardes & Miranda, 2003)

In “Portefólio enquanto instrumento de promoção e de avaliação de competências profissionais”, Choupana, A., Oliveira, A., Carapinha, M. e Candeias, A.